1º WebSocialBR: O futuro das Mídias Sociais em debate

O 1º WebSocialBR em Brasília discutirá redes sociais descentralizadas, explorando experiências do governo brasileiro e propondo alternativas às plataformas centralizadas dominadas por big-techs.

Nos dias atuais é comum que se aponte as mídias sociais como fonte de males diversos da sociedade moderna. São bem menos frequentes os debates sobre alternativas possíveis, especialmente no âmbito da política pública. Parece ser mais fácil imaginar o fim do mundo do que pensar alternativas para o estado de dependência da cultura moderna em relação às plataformas de redes sociais centralizadas, dominadas por um pequeno grupo de empresários bilionários proprietários das big-techs.

1º WebSocialBR – Forum do Fediverso Brasileiro
03/12 em Brasília

Por isso saudamos a realização do 1º WebSocialBR, o Fórum do Fediverso Brasileiro, que acontecerá em Brasília no dia 03/12, no auditório do MCTI. Realizado pelo Instituto Alquimídia, com apoio do Comitê Gestor da Internet e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e também do Ibram-Museus, o evento pretende jogar luz sobre o universo das redes sociais descentralizadas, conhecida também como Web Social Aberta, ou Fediverso.

O evento irá apresentar experiências do governo brasileiro no âmbito do Fediverso, com exemplos como o Labjor da Unicamp, a iniciativa Uirapuru no Ibict, e também os experimentos do Ibram-Museus com a instância “social.museus.gov.br” e a Brasiliana Museus. Temos interesse em explorar o potencial das redes sociais descentralizadas no processo de transformação digital de museus brasileiros, e o Tainacan — aplicação de repositório digital em software livre (plugin WordPress) oferecida pelo Ibram — se mostra como uma ferramenta apropriada para facilitar este processo.

Será importante apresentar o que já formulamos (Fediverso: um experimento com redes sociais descentralizadas e museus, Decolonização digital de acervos: inovação amplia o raio de ação de museus), o que estamos experimentando (Construíndo pontes, dos museus para o Fediverso), e algumas indicações do que pensamos para o futuro (Uma rede social para museus?). Queremos tornar possível, para museus que atraem audiências online, preservarem a memória da interação digital desse público com os itens de suas coleções, como extensão de seu acervo digital e para pesquisa.

O “Guia de Entrada para o Fediverso” será lançado pelo Ibram por ocasião de evento, em 03/12

Como resultado desta reflexão interna do Ibram-Museus, e em apoio à realização do 1º WebSocialBR, o Fórum do Fediverso Brasileiro, na próxima semana vamos lançar o “Guia de Entrada para o Fediverso” (aqui ainda em versão demo, para comentários e sugestões). Trata-se de um livreto digital com a informação básica para todos que tenham interesse em experimentar o universo das redes sociais descentralizadas. Queremos assim, convidar você a conhecer esta alternativa à captura promovida pelas plataformas centralizadas e seus algoritmos — faça o download do Guia (será lançado na quarta-feira 03/12, dia do evento) e dê os seus primeiros passos no Fediverso. Inscrições aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *