Mais informações sobre “Construíndo pontes, dos museus para o Fediverso”

Informações úteis para os interessados em acompanhar, ou concorrer para esta iniciativa. A chamada pública envolve a contratação de dois consultores, para comunicação web e tecnologia web. Inscrições até 10/02.

Se você chegou aqui, você deve ter escutado algo sobre Museus no Fediverso e uma “chamada pública para a contratação de dois consultores especializados”. Fui eu quem publicou o post que apresenta a Chamada Pública para contratar um especialista em comunicação web, e um especialista em tecnologia web — “Construíndo pontes, dos museus para o Fediverso“.

Eu trabalho no Instituto Brasileiro de Museus, uma autarquia do governo brasileiro. A oportunidade dessa chamada pública surge pelo fato de termos desenvolvido, no ambito de uma instituição pública e em parceria com a universidade pública, uma ferramenta de repositório digital (publicação de acervos digitais) no formato de plugin para WordPress — o Tainacan. Nestes 10 anos de desenvolvimento, uma medida do desempenho do Tainacan e de sua comunidade no campo da memória digital é o fato do software já ter versões em 12 línguas, contar com mais de mil instâncias ativas e mais de 40 mil downloads.

Recentemente, no Ibram, viemos adaptando o Tainacan para outras aplicações, como o registro de eventos no site “Visite Museus“, e para cadastro de instituições de memória, no serviço “MuseusBR“. Por outro lado, este ano iremos lançar um plugin-extensão ao Tainacan, para gestão de processos — funcionalidade muito demandada pelas instituições parceiras. Entendemos que o momento é propício na comunidade Tainacan para abraçarmos a conexão com o Fediverso, e efetivamente explorar como as instituições de memória podem tirar o melhor proveito da open social web.

Há 9 meses atrás, soubemos do lançamento do plugin ActivityPub, realizado por Matthias Pfefferle. Foi uma supresa para nós como imediatamente podíamos escolher, na interface do plugin, o tipo do post Tainacan que poderíamos selecionar para postagem no Fediverso. Ou seja, o Tainacan, como num passe de mágica, passou a ter canal direto para difusão segmentada de conteúdos do patrimônio cultural para usuários assinantes. Naquele momento, nós da equipe Tainacan no Ibram ficamos impactados com o que passamos a poder imaginar em termos de novas aplicações do Tainacan para redes sociais descentralizadas, e o Matthias, virou uma referência para nós.

Interface de configuração do Plugin ActivityPub, mostrando os post-types do Tainacan

O ano de 2024 foi complexo para os museus brasileiros, e não conseguimos avançar como gostaríamos em nossos planos para o Fediverso. A instância social.museus.gov.br entrou no ar, mas não conseguimos fazer o ElasticSearch funcionar, e tudo nesta frente ficou meio lento. No início de 2025 tivemos acesso ao recurso que colocamos nesta chamada pública para a contratação dos dois consultores, que agora apresentamos. Trata-se do impulso que necessitamos para, com as contratações, formular um plano para o funcionamento integrado dos serviços, e bem configurar a instância, fazendo-a atuar em sintonia com os posts dos serviços via plugin. Se for possível, o ideal seria integrar as novas funcionalidades aos plugins. 

Quando publicamos o anúncio da chamada no Blog da Brasiliana Museus, o Fediverso foi ágil em mobilizar a audiência interessada. Grande foi nossa surpresa quando o Matthias Pfefferle em pessoa deu sinal de retorno ao nosso post. Foi então que achei por bem documentar melhor a iniciativa, pois outras perspectivas podem se juntar ao movimento. Nosso objetivo é prover a museus e demais instituições de memória com uma ferramenta que facilite a exploração das redes sociais descentralizadas como ambiente de difusão cultural. Como disse no post da Brasiliana, “Percebemos que, no caso dos acervos dos museus publicados em Tainacan, cada item pode virar um post, ou mesmo um novo perfil no Fediverso — no caso de bens museais de amplo interesse”.

Esta perspectiva de fazer com que um item de acervo se torne um perfil eu conheci a partir de Aaron Coate, do museu do Aeroporto de San Francisco.

So imagine a set up akin to the Pen where every wall label embeds not just an object ID but an ActivityPub address for that object which can be subscribed to, in the application of your choosing, by scanning it with your phone. And that’s it. That’s all you have to do. You can sit back and wait for that object to start talking to you or, if a museum has invested in an Ask Brooklyn style infrastructure, you could even start talking to it.
Talking about the Pen without talking about the PenAaron Cope – 26/04/2024

O objetivo deste post é apresentar elementos que considero úteis para os interessados em acompanhar / participar desta iniciativa. A chamada pública envolve a contratação de dois profissionais, um de comunicação web e outro de tecnologia web. Até o dia 10/02, todos os interessados devidamente qualificados podem concorrer. O tempo é curto, 3 meses, mas o recurso é interessante, 40 mil reais. Duplas que apresentem um projeto integrado serão bem avaliadas, e temos grande interesse em consultores de tecnologia em condições de propor e implementar funcionalidades para os plugins.

Um aspecto que nos interessa, com esta chamada, é chamar a atenção dos desenvolvedores e comunicadores web para a grande oportunidade que é conhecer e explorar o universo das aplicações para o protocolo ActivityPub. Na perspectiva do serviço público, e aqui estamos falando a partir de msueus, entendemos que estamos apenas começando uma longa jornada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *